quinta-feira, 25 de abril de 2013

Você conhece os benefícios do Amaranto?



   O amaranto é conhecido em vários países há muito tempo, porém, aqui no Brasil não faz muito tempo que começamos a escutar falar sobre esse grão altamente nutricional. As pesquisas realizadas com o amaranto começaram por volta de 1996 e a partir daí começou o seu cultivo no Brasil.
 
   O grão possui cerca de 15% de proteínas com alto teor biológico (aquelas com todos os aminoácidos essenciais que o corpo não produz). De acordo com estudos, ela se compara com a proteína do leite.  Por se ualto valor proteico, de 14% a 20% a mais, quando comparado a outros cereais, e de minerais, atua na manutenção e no aumento da massa magra em atletas e esportistas amadores, além de contribuir para a diminuição do colesterol e a prevenção de doenças cardiovasculares, osteoporose e câncer na população de idosos e adultos em geral.
 
   Rico em cálcio, o amaranto pode ser utilizado como substituto do leite animal, sendo indicado para crianças e pessoas com intolerância à lactose. Uma porção de amaranto contém mais cálcio do que um copo de leite e fornece quase o dobro de ferro do que o trigo, além de ser uma fonte excelente de fibras.  É fonte de cálcio biodisponível (melhor absorção no organismo), o que não acontece com outros tipos de vegetais. Além de ser fonte de fibras, zinco, fósforo e outros nutrientes.
 
   Não contém glúten, sendo uma excelente opção para os celíacos (pessoas com intolerância ao glúten). Quase não tem gosto, o que é muito bom, pois a farinha pode ser usada em várias misturas sem comprometer o sabor das preparações.
 
   Ainda é pouco conhecido no Brasil, porém é fácil a sua aquisição. Atualmente é comercializado em flocos naturais, semelhante aos flocos da aveia, pode ser consumido com frutas e iogurte, como ingrediente para preparação de pães, bolos, doces, sopas, vitaminas e também pode ser consumido como pipoca. A cada dia vem sendo pesquisado seu emprego como matéria-prima em alimentos consumidos habitualmente pela população.
 
   O amaranto é uma fonte de tocotrienóis, um tipo de vitamina E, que diminui os níveis de colestreol no sangue. Além disso, contém óleo poli-insaturado, encontrado principlamente no germe da semente. É um óleo rico em ácido linoleico (um ácido graxo essencial), que auxilia no proceso anti-inflamatório do organismo.
 
   Uma característica singular do amaranto é a grande concentração de esqualeno em sua composição, substância somente encontrada em quantidades significativas nos óleos de fígado de animais marinhos. Suas propriedades naturais incluem ação antioxidante, no combate aos radicais livres, aumento da oxigenação do metabolismo e proteção da membrana celular e do sistema imunológico.
 
 
Receita de um delícioso pão com amaranto:
 
PÃO COM AMARANTO
Ingredientes:
1 xícara de amaranto em grão
2 xícaras de farinha de trigo integral
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de água
1 colher de chá de sal marinho
1 colher de fermento biológico granulado (ou um tablete de 15 g de fermento fresco)
1/2 xícara de óleo de girassol
Modo de preparo:
Morne a água (aproximadamente 30 a 40°C). Adicione o sal e o fermento. Misture as farinhas e o óleo. Despeje a água com a mistura de sal e fermento; amasse e deixe crescer até dobrar o volume. Amasse novamente, coloque em forma e deixe crescer. Leve ao forno pré-aquecido a 180° C por cerca de 15 min.
 
 
Pessoal, o preparo é super simples, é delicioso e a saúde é garantida!
 
Bjkas!
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí, o que você achou desse post? Deixe aqui o seu comentário!